domingo, 27 de julho de 2014

João Ubaldo morreu


João Ubaldo morreu. Reconheço que nunca fui um bom leitor dele, sempre preferi Jorge Amado, não por questões literárias de fundo, mas pela picardia de Jorge, era mais fácil para um adolescente em uma época em que Playboys eram raras e caras. Não sei, João tinha uma coisa mais política, Jorge era só putaria.

Então não conheci João pela literatura, conheci ele pelo bom humor. Foi um homem que falava sorrindo. Bom contador de histórias, amigo de Jorge Amado, amigo de Glauber Rocha. Foi um homem que se entregou ao seu Dom, escritor nato. Cronista conciso. Um homem que apostou naquilo que achava que tinha talento. E seu talento era escrever.

E sua escrita conheci por imposição, em um texto do professor de literatura, eu acho, era uma carta escrita para FHC, meu Deus que carta. Assertividade política, associada com precisão literária e o melhor em diálogo com o grande público.


Depois só seu sorriso... sua alegria... sua forma de ver e ler o mundo sempre foram mágicas para mim.

E sargento getúlio, que soco no estomago...como um homem tão risonho poderia ter escrito aquilo?

Que monstros escondia por trás daqueles sorrisos? Talvez só genialidade.