quinta-feira, 29 de maio de 2014

Tempos Modernos


Ser feliz é sempre uma abstração, impossível dizer o que seria ser feliz,  mas tem a ver também com dizer alguns nãos. Como faz bem dizer nãos. Dizer não a quem não acredita em suas idéias e propostas. A quem não acredita em você. Temos a ilusão de que vamos convencer as pessoas da nobreza de nossas intenções, deliberadamente algumas pessoas não querem e não podem ser convencidas. São outros entendimentos e outras perspectivas.

Dizer não a tudo que for meio, a tudo que for metade, a tudo que não for inteiro. Somos pessoas inteiras, sempre,  em nossos erros e acertos. Acertamos, erramos e somos imperfeitos, mas nos entregamos para a vida de maneira inteira. E entre tropeços e  acertos vamos vivendo, inteiros.

Dizer não a quem às vezes invade o nosso espaço, os nossos quereres, às vezes a gente nem sabe se o querer é nosso mesmo. Quase sempre a invasão nem é deliberada, somos nós que não sabemos construir as linhas divisórias entre o eu, o nós e os outros. Precisamos construir estas linhas.

Precisamos encontrar momentos nossos, coisas nossas que podem ser de um curso de culinária ou um doutorado, por que não? O importante é gostar de fazer, é ter um momento introspectivo no qual estamos sós conosco mesmo.

Pode ser tomar sozinho uma taça de vinho, meio sem entender se o vinho é bom não, mas não vai ter ninguém ali para dizer teorias sobre a safra do vinho, a gente só quer beber ele. Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec? R$ 20,00 ou R$ 200,00? Vinho bom é aquele que passeia suavemente por nossa boca, que enche de cor, cheiro e frescor a nossa vida.

Como uma bela garrafa de cerveja uruguaia que tomamos inteira sem ninguém para ver, em casa, no nosso momento e ir dormir tranqüilo, meio bêbado, meio cansado, meio sonolento... imperfeitos, mas inteiramente feliz. 

E como seres imperfeitos, sempre precisamos mudar algumas coisonas e outras coisinhas. Mudar faz parte da vida, afinal estamos vivos, temos muita coisa pela frente, muitas coisas para ver, viver... e vamos sempre viver tudo o que há para viver.

E sempre ver a vida melhor no futuro, mais farta, clara, cheia de gente fina, elegante e sincera...